Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

sábado, 9 de agosto de 2014

Educação Física


Educação Física

Alysson Paullynely & Matheus Silva


VIDEO-AULA sobre Lutas


Lutas
Luta é uma arte marcial que utiliza técnicas de agarramento como a luta em clinch, arremessos e derrubadas, chaves, pinos e outros golpes do grappling. Uma luta é uma competição física entre dois competidores ou parceiros de sparring, que tentam ganhar e manter uma posição superior. Há uma grande variedade de estilos, com diferentes regras tanto nos estilos tradicionais históricos, quanto nos estilos modernos. Técnicas de luta foram incorporadas por outras artes marciais, bem como por sistemas militares de combate corpo-a-corpo.
Como esporte, com exceção do atletismo, a luta é o esporte mais antigo de que se tem conhecimento, e que se pratica ininterruptamente ao longo dos séculos de maneira competitiva.


Catch wrestling e MMA
Karl Gotch, lendário lutador e aluno da escola "Snake Pit" de Billy Riley, ensinou catch wrestling para lutadores profissionais japonesses no anos 70. Seu alunos famosos são Antonio Inoki, Tatsumi Fujinami, Hiro Matsuda, Osamu Kido, Satoru Sayama (o lendário Máscara de Tigre) e Yoshiaki Fujiwara.
Em 1976, um destes lutadores profissionais, Antonio Inoki, começou a apresentar um série de disputas entre os campeões de vários estilos de luta. Isso resultou numa popularidade sem precedentes de distputas entre estilos de luta no Japão. Suas disputas mostravam golpes de catch wrestling como sleeper hold, cross arm breaker, seated armbar, indian deathlock e keylock.
Em 1984 no Japão, os alunos de Karl Gotch formaram a Federação Universal de Luta. O movimento da UWF foi liderado pelos lutadores de catch wrestling' e originou o "boom" da MMA no Japão. O catch wrestling forma a base dos estilos de luta japonês como o shoot wrestling.
São numerosos os lutadores profissionais que têm ligações como catch wrestling. Como o Kazushi Sakuraba, que treinou na escola Snake Pit, outros conhecidos são Masa Funaki e Ken Shamrock, ambos treinaram com Karl Gotch e Yoshiaki Fujiwara. Ainda há outros famosos com ligação ao estilo como Josh Barnett, Frank Shamrock, Kiyoshi Tamura e Erik Paulson. E a lista não para, muitos pioneiros das MMA como Antonio Inoki, Gene LeBell e até Bruce Lee já estudaram catch wrestling.
Mitsuyo Maeda (Conde Koma) treinava muito catch wrestling. Maeda foi o professor original da lendária família Gracie, que futuramente desenvolveu o Jiu-jitsu brasileiro.


EXERCÍCIOS

Questão 101

Sobre lutas, assinale o que for correto.
01) Taekwondo, esgrima, kendo e a luta greco-romana
são lutas que compõem o programa dos Jogos
Olímpicos.
02) Na atualidade, existem inúmeras lutas de origem
oriental, como: kung fu, tai-chi-chuan, caratê, judô,
jiu-jítsu, aikido, taekwondo, jet-kune-do, kendo, entre
outras. E também existem aquelas consideradas
ocidentais, como: boxe, esgrima, kick-boxe, entre
outras.
04) As lutas orientais só foram disseminadas no mundo
ocidental depois da década de 1960.
08) Tae kwon do é uma arte marcial de origem tailandesa
com mais de 2000 anos de existência.
16) Caratê, boxe, muay thai e tae kwon do são
classificadas como lutas nas quais seus participantes
mantêm a distância entre si.
[... ]

Questão 22
Sobre jogos e brincadeiras, responda o que for correto.
01) Jogos e brincadeiras destacam-se pela presença do
elemento lúdico, ímpeto que emana da vontade
interior dos sujeitos envolvidos, favorecendo o
desenvolvimento de atitudes, de ações intencionais e
de aprendizados.
02) O jogo de bétis é conhecido em algumas regiões do
Brasil com o nome de taco.
04) Dama, xadrez, pião e ludo são classificados como
jogos de tabuleiro.
08) Jogos cooperativos possuem o objetivo de atenuar a
competição, promovendo a cooperação e a
sociabilidade.
16) Amarelinha, peteca, pião e elástico integram os jogos
dramáticos.
[....]


Questão 303
Considerando os jogos e brincadeiras, assinale o que for
correto.
01) A cabra-cega é uma brincadeira que integra o brincar
infantil, não sendo observados, ao longo da história,
fatos que relacionam essa brincadeira a adultos.
02) Na época da escravatura brasileira, a prática das
famílias entregarem os filhos para serem
amamentados e criados pelas negras, nas fazendas
dos senhores de engenho, trouxe reflexos não só na
educação das crianças, mas em seus jogos e
brincadeiras. Regiões que se destacaram pelo cultivo
da cana-de-açúcar e mão de obra escrava preservam
brincadeiras que refletem a situação de dominação do
branco sobre o negro, como: chicotinho, chicotinho
queimado, cinturão queimado, cipozinho queimado e
outras.
04) Grande parte dos jogos tradicionais popularizados no
mundo inteiro, como jogo de saquinhos (ossinhos) e
jogo de botão, chegou ao Brasil por intermédio dos
primeiros portugueses.
08) O jogo do fio, hoje conhecido como cama de gato,
era realizado entre as tribos indígenas Taulipáng,
Tapirapé e Tupi.
16) O arco surge apenas no século XVIII, quando a
criança reconhece nesse objeto um aliado para as
brincadeiras.
[....]











0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates