Educação Física
Alysson Paullynely & Matheus
Silva
VIDEO-AULA sobre Lutas
Lutas
Luta é uma arte marcial que utiliza técnicas de agarramento como a luta em clinch, arremessos e
derrubadas, chaves, pinos e outros golpes do grappling. Uma luta é uma
competição física entre dois competidores ou parceiros de sparring, que tentam ganhar e
manter uma posição superior. Há uma grande variedade de estilos, com diferentes
regras tanto nos estilos tradicionais históricos, quanto nos estilos modernos.
Técnicas de luta foram incorporadas por outras artes marciais, bem como por
sistemas militares de combate corpo-a-corpo.
Como esporte, com exceção do atletismo, a luta é o
esporte mais antigo de que se tem conhecimento, e que se pratica
ininterruptamente ao longo dos séculos de maneira competitiva.
Catch wrestling e MMA
Karl Gotch, lendário lutador e aluno da escola
"Snake Pit" de Billy Riley, ensinou catch wrestling para lutadores
profissionais japonesses no anos 70. Seu alunos famosos são Antonio Inoki, Tatsumi
Fujinami, Hiro Matsuda, Osamu Kido, Satoru Sayama (o lendário Máscara de Tigre)
e Yoshiaki Fujiwara.
Em 1976, um destes lutadores
profissionais, Antonio Inoki, começou a apresentar um série de disputas entre
os campeões de vários estilos de luta. Isso resultou numa popularidade sem
precedentes de distputas entre estilos de luta no Japão. Suas disputas mostravam
golpes de catch wrestling como sleeper hold, cross arm breaker, seated armbar,
indian deathlock e keylock.
Em 1984 no Japão, os alunos de Karl Gotch
formaram a Federação Universal de Luta. O movimento da UWF foi liderado pelos lutadores
de catch wrestling' e originou o "boom" da MMA no Japão. O catch
wrestling forma a base dos estilos de luta japonês como o shoot wrestling.
São numerosos os lutadores profissionais que têm
ligações como catch wrestling. Como o Kazushi Sakuraba, que treinou na escola
Snake Pit, outros conhecidos são Masa Funaki e Ken Shamrock, ambos treinaram
com Karl Gotch e Yoshiaki Fujiwara. Ainda há outros famosos com ligação ao
estilo como Josh Barnett, Frank Shamrock, Kiyoshi Tamura e Erik Paulson. E a
lista não para, muitos pioneiros das MMA como Antonio Inoki, Gene LeBell e até Bruce Lee já estudaram catch wrestling.
Mitsuyo Maeda (Conde Koma) treinava muito catch
wrestling. Maeda foi o professor original da lendária família Gracie, que futuramente desenvolveu o Jiu-jitsu brasileiro.
EXERCÍCIOS
Questão
101
Sobre lutas, assinale o que for correto.
01) Taekwondo, esgrima, kendo e
a luta greco-romana
são lutas que compõem o programa dos
Jogos
Olímpicos.
02) Na atualidade, existem inúmeras
lutas de origem
oriental, como: kung fu, tai-chi-chuan,
caratê, judô,
jiu-jítsu, aikido, taekwondo,
jet-kune-do, kendo, entre
outras. E também existem aquelas
consideradas
ocidentais, como: boxe, esgrima, kick-boxe,
entre
outras.
04) As lutas orientais só foram
disseminadas no mundo
ocidental depois da década de 1960.
08) Tae kwon do é uma arte
marcial de origem tailandesa
com mais de 2000 anos de existência.
16) Caratê, boxe, muay thai e tae
kwon do são
classificadas como lutas nas quais seus
participantes
mantêm a distância entre si.
[... ]
Questão
22
Sobre jogos e brincadeiras, responda o
que for correto.
01) Jogos e brincadeiras destacam-se
pela presença do
elemento lúdico, ímpeto que emana da
vontade
interior dos sujeitos envolvidos,
favorecendo o
desenvolvimento de atitudes, de ações
intencionais e
de aprendizados.
02) O jogo de bétis é conhecido em
algumas regiões do
Brasil com o nome de taco.
04) Dama, xadrez, pião e ludo são
classificados como
jogos de tabuleiro.
08) Jogos cooperativos possuem o
objetivo de atenuar a
competição, promovendo a cooperação e a
sociabilidade.
16) Amarelinha, peteca, pião e elástico
integram os jogos
dramáticos.
[....]
Questão
303
Considerando os jogos e brincadeiras,
assinale o que for
correto.
01) A cabra-cega é uma brincadeira que
integra o brincar
infantil, não sendo observados, ao longo
da história,
fatos que relacionam essa brincadeira a
adultos.
02) Na época da escravatura brasileira,
a prática das
famílias entregarem os filhos para serem
amamentados e criados pelas negras, nas
fazendas
dos senhores de engenho, trouxe reflexos
não só na
educação das crianças, mas em seus jogos
e
brincadeiras. Regiões que se destacaram
pelo cultivo
da cana-de-açúcar e mão de obra escrava
preservam
brincadeiras que refletem a situação de
dominação do
branco sobre o negro, como: chicotinho,
chicotinho
queimado, cinturão queimado, cipozinho
queimado e
outras.
04) Grande parte dos jogos tradicionais
popularizados no
mundo inteiro, como jogo de saquinhos
(ossinhos) e
jogo de botão, chegou ao Brasil por
intermédio dos
primeiros portugueses.
08) O jogo do fio, hoje conhecido como
cama de gato,
era realizado entre as tribos indígenas Taulipáng,
Tapirapé e Tupi.
16) O arco surge apenas no século XVIII,
quando a
criança reconhece nesse objeto um aliado
para as
brincadeiras.
[....]




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