Avanço Cientifico e Tecnológico
Anny Ferreira - 03 & Isaac Yvinis - 09
VIDEO-AULA sobre Avanço Científico
O avanço tecnológico
integrado a sociedade atual, é contudo , o mal social, tão quanto o bem deste.
É fator social, econômico, político e cientifico. O avanço tecnológico includente nos aspectos
sociais, recria ou modifica de forma consequente a vida humana. O avanço da parte
possibilita, atualmente, uma maior comunicação, ultrapassando barreiras e
fronteiras entre sociedades diferentes . São objetos tecnológicos avançados
como celulares, tablets e outros, além
das redes sociais que permitem as exposições
de ideias e ás difundem. É um bem
que acelera a economia, por meios rápidos nas negociações, interfere na
politica como a primavera árabe que teve como propulsor do movimento o “Orkut”.
São beneficio trazidos á sociedade
Os avanços tecnológicos fazem parte da evolução dos homens não poderiam ser dissociados deste, porém nas ultimas décadas esses avanços se tornaram tão acentuados que se tornou difícil para nós brasileiros acompanhar a evolução crescente, pois chegou um momento da história em que à velocidade de novas descobertas nesta área vem nos atropelando sem dar tempo de adaptação Afinal pessoas com pouco mais de 50 anos acompanharam a chegada da televisão, do telefone sem fio, do celular, do computador, até a internet sem fio e tudo isso sem contar com profissionais treinados para que pudessem se inteirar das mudanças e ter aulas como se tem hoje para aprender a usar o computador. Atualmente são muitos os avanços tecnológicos e trazem consigo vantagens inestimáveis em todos os campos do conhecimento, desde a simples integração com o mundo, que a internet nos proporciona, as descobertas cientificas que ganharam novas dimensões.

Hoje atravessamos um momento em que os profissionais de todas as áreas têm que se manterem em constante aperfeiçoamento se quiser permanecer no mercado de trabalho, pois os avanços tecnológicos são tantos que se ele parar vai acabar desatualizado em poucos meses. Enquanto isso os jovens que nasceram na frente de um computador estão naturalmente familiarizados com tudo e acompanham com facilidade as novidades como é o caso da tecnologia 3G que é usada pela terceira geração de celular, que teve a analógica, que foi a época dos famosos tijolos como eram chamados os telefones, depois veio a digital, com máquinas fotográficas que possibilitam além da fácil comunicação, tirar fotos onde quer que ande como fotos de cobras em lugares ermos ou então, fotos divertidas de carros ou fotos divertidas de bebês, passeando pelos grandes centros urbanos. Se você é um dos que ainda não se acostumaram com os avanços tecnológicos, está mais do que na hora, pare de reclamar da vida e trate de se atualizar, pois este é um processo que não tem retrocesso.
Muitos pais reclamam dos filhos que com os avanços tecnológicos só ficam na frente do computador, mas temos o lado positivo que está no fato de que seu filho não se arrisca tanto na rua, pois para se divertir como sempre gostam de fazer vendo bons filmes, não precisa mais ir ao cinema, assim como para estudar, pois que pode fazer uma pesquisa sem ter de ir a uma biblioteca, seja sobre os animais da Amazônia ou então descobrir o que você não sabia sobre Obama.
Hoje tudo isso é feito sem ter de se afastar do lar e enfrentar os riscos com a violência uma vez que está é grande nos dias atuais sendo a vigilância eletrônica mais um grande benefício que os avanços tecnológicos têm proporcionado aos usuários famintos por uma vida mais tranquila Quem arrisca a opinar sobre o que teremos daqui a cinco anos em termos de tecnologia?
EXERCÍCIOS
Faça cada questão com concentração e para aprofundar o assunto, pesquise no teu material ou mesmo na internet.
1) A revolução técnico-científica e informacional produzida no século XX, a qual se estende aos nossos dias, trouxe profundas mudanças aos sistemas de produção e às relações de trabalho que incidem diretamente sobre a organização do espaço geográfico. Acerca das novas formas de relações de trabalho, é possível afirmar, corretamente, que:
a) nos países desenvolvidos, com o grande avanço tecnológico, o desemprego foi reduzido e os sindicatos foram fortalecidos, respondendo aos interesses trabalhistas.
b) o sistema de flexibilização da produção (modelo toyotista), que acarretou mudanças nas relações de trabalho, aplica-se apenas à indústria japonesa.
c) o regime de trabalho permanente nas empresas industriais e de serviços ampliou-se, e foram fortalecidos os direitos sociais dos trabalhadores.
d) a terceirização tem sido utilizada pelas empresas como uma das formas de flexibilização das relações de trabalho.
e) a substituição progressiva do trabalho humano pelo informatizado foi restrita aos setores agrário e industrial.
2) A dinâmica ambiental se expressa pelo comportamento dos elementos da natureza, bem como pelos aspectos socioeconômicos da sociedade.
Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A relação entre a sociedade e a natureza forma um conjunto fundamental para a compreensão das análises socioambientais do espaço geográfico.
( ) O processo de desmatamento pode ocasionar o rompimento do ciclo hidrológico, a perda do solo pelo processo erosivo bem como alterações no comportamento das variáveis climáticas.
( ) Como agente de transformação das relações entre os homens e destes com a natureza, a industrialização implicou a urbanização baseada na defesa ambiental, implementando medidas antipoluidoras e protecionistas.
Assinale a sequência correta.
a) V, V, V
b) F, F, V
c) F, V, V
d) V, V, F
e) V, F, F
3) Leia o texto:
Desdobramento da expansão comercial e marítima dos tempos modernos, a colonização significava a produção de mercadorias para a Europa, naquelas áreas descobertas em que as atividades econômicas dos povos "primitivos" não ofereciam a possibilidade de se engajarem em relações mercantis vantajosas aos caminhos do desenvolvimento capitalista europeu. Assim, passava-se da simples comercialização de produtos já encontrados em produção organizada, para a produção de mercadorias para o comércio.
NOVAIS, Fernando. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial, p.73.
Nesse texto, o autor descreve:
a) a integração de áreas do território americano ao mercado europeu, a partir do século XVI.
b) as relações econômicas entre a Europa Ocidental e a Europa do Leste, no século XVI, quando prevaleceu o capitalismo comercial.
c) as diferenças entre a colonização da América e a da África.
d) a organização, na Ásia, do Antigo Sistema Colonial.
e) a incorporação dos povos indígenas ao capitalismo europeu.
4) O BRAZIL quem USA sou EEUU
Essa frase, retirada de um grafite de parede de uma cidade brasileira, é uma crítica:
a) à crise nas escolas públicas brasileiras.
b) ao alto índice de analfabetismo da sociedade.
c) à obrigatoriedade do ensino do Inglês nas escolas.
d) à influência da cultura norte-americana no Brasil.
e) ao excessivo número de filmes norte-americanos na televisão.
5) O geógrafo Milton Santos propôs uma periodização para o espaço geográfico brasileiro, segundo uma sequência histórica de três meios geográficos: o "meio natural", o "meio técnico" e o "meio técnico-científico-informacional".
Em relação aos meios geográficos, considere as proposições a seguir:
I. O "meio natural" é caracterizado pela importância da natureza nos processos produtivos, pela reprodução da economia através da extensão horizontal da ocupação do território, pela fraca divisão social do trabalho. Foi dominante no Brasil até a segunda metade do século XIX.
II. O "meio técnico" expressa a introdução, no país, das inovações produzidas pela Revolução Industrial, não só estendendo o espaço construído como fazendo-o crescer verticalmente, multiplicando e adensando áreas de concentração de atividades e de população. É acompanhado por uma maior divisão funcional e social do trabalho.
III. O "meio técnico-científico-informacional" inicia-se nos anos 1970/80.
Expande-se o espaço virtual, transmitindo as imagens dos eventos em tempo real para todos os lugares.
A informatização introduziu novas formas de produzir e criou o suporte técnico necessário para a globalização.
Podemos aceitar como correta(s) a(s) proposição(ões):
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
6) Numere a 2ª coluna ( influência) de acordo com a 1ª ( fatores do clima):-
1. Latitude ( ) facilita ou dificulta a penetração das massas de ar
para o interior e também influi na temperatura.
2. Altitude ( ) origina clima mais quente ou mais frio ao longo
dos litorais, em diferentes latitudes.
3.Proximidade do mar ( ) condiciona o comportamento das temperaturas,fazendo-as
decrescer a medida que aumenta a distância do Equador.
4. Correntes Marítimas ( ) determina a maior ou menos amplitude térmica
dos lugares.
A seqüência correta é:-
a) 3, 2, 4, 1
b) 2, 4, 1, 3
c) 4, 3, 2, 1
d) 2, 1, 3, 4
e) 1, 2, 3, 4
7) Observe a tabela abaixo e indique a(s) alternativa(s) correta(s).
Países Selecionados População Ativa População Inativa
Suécia 52,3% 47,7%
Japão 52,2% 47,8%
Brasil 43,2% 56,8%
Congo 31,1% 68,9%
Bangladesh 28,0% 72,0%
Fonte: VESENTINI, J. W. Sociedade e espaço: geografia geral e do Brasil. 37. ed. São Paulo: Ática, 1996. p. 224.
Dados Básicos: International Labor Office. Yearbook of Labor Statistics, 1995.
A) Os países subdesenvolvidos apresentam maior percentual de população inativa, o que se deve, em grande parte, às suas altas taxas de natalidade.
B) As estatísticas oficiais, por buscarem a comparabilidade internacional dos dados, superestimam em certa medida a população inativa dos países subdesenvolvidos, visto que o conceito de população inativa exclui os menores de 14 e os maiores de 65 anos, quando se sabe que a pobreza obriga muitas crianças e idosos a trabalhar.
C) Para tornar mais precisas as estatísticas de população inativa, os institutos de pesquisa incluem os desempregados nessa categoria.
D) Em países como o Brasil, grande parte da população ativa está ocupada no mercado de trabalho informal ou desempregada, em decorrência também do fato de que a mecanização da agricultura libera um contingente de mão-de-obra que não é inteiramente absorvido pelas atividades urbanas do setor formal.
E) A posição intermediária ocupada pelo Brasil na tabela reflete um processo de transição demográfica ainda em curso, resultante do desenvolvimento alcançado pelo país nas últimas décadas.
São corretas as alternativas:
A) A, B, D, E
B) A, C, d, E
C) somente A, B, C
D) somente C, D, E
8) Analise as assertivas abaixo que explicam o crescimento demográfico de um país.
I-O crescimento natural ou vegetativo, que significa a diferença entre o número de pessoas que nascem (natalidade) e o número dos que morrem (mortalidade).
II-O saldo migratório, que significa a diferença entre o número de pessoas que entram no país (imigrantes) e o número dos que saem (emigrantes).
III-A evolução da força de trabalho, que significa a diferença entre a população economicamente ativa e a população inativa.
Assinale a alternativa correta.
A) Apenas I é verdadeira.
B) Apenas I e II são verdadeiras.
C) Apenas I e III são verdadeiras.
D) Apenas II e III são verdadeiras.
E) Todas são verdadeiras
9) Assinale V ou F nas alternastivas abaixo:
( ) A divisão bipolar da Guerra Fria foi substituída por uma nova lógica que é eminentemente econômica; assim o mundo passou a ser dividido em dois conjuntos de países: os desenvolvidos, liderados pelo G7, concentrados sobretudo no hemisfério norte e a periferia, formada por países subdesenvolvidos, localizados, principalmente no hemisfério sul.
( ) A multipolaridade que revela ao mundo três grandes núcleos de decisão foi substituída pela unipolaridade: Japão e União Européia, em crise econômica desde os anos de 1990, perderam força e poder econômico e geopolítico, enquanto os Estados Unidos, com crescimento econômico acelerado tornou-se líder absoluto, assumindo mais de 50% do comércio mundial.
( ) Na nova ordem mundial surgiram blocos econômicos, que a exemplo do Mercado Comum Europeu, reúnem países para desenvolver atividades econômicas e financeiras em conjunto. O Nafta , na América do Norte, a Apec, na Ásia, reúnem países desenvolvidos que passaram a apresentar intensa atividade que permite a livre circulação de mercadorias, capitais e pessoas entre as fronteiras do bloco.
( ) Dentre os países do Sul, alguns deles começaram a assumir posições de destaque, seja pelo parque industrial, seja pelo volume de exportações; esse grupo passou a ser chamado de emergente. China, Índia, África do Sul e Brasil, embora com níveis de crescimento diferentes, estão nesse grupo.
( ) A nova ordem mundial não foi capaz de alterar as relações econômicas existentes durante a Guerra Fria. Ainda persistem relações de troca desiguais entre os novos conjuntos Norte e Sul, pois os países mais pobres da periferia continuam exportando matérias-primas de baixo valor para os países ricos do Norte.
A sequência dverdadeira é:
a) V V V F F
b) F F F V V
c) V F F V V
d) F V F V F
10) Sobre a Revolução Industrial a alternativa FALSA é:
a) Dos sérios problemas sociais do proletariado originou-se o socialismo.
b) Crescente urbanização, ocorrendo uma série de problemas sociais ocasiona dos pelo êxodo rural, em alguns países.
c) Configuração de duas classes básicas na sociedade: a burguesia industrial dominante e o proletariado (trabalhadores assalariados).
d) Teve início o mercantilismo, responsável pelo imperialismo sobre a África, Ásia e América Latina.
e) Desenvolveu-se a produção em massa, como também uma grande divisão do trabalho.
GABARITO:
1- D
2- D
3- A
4- D
5- D
6- B
7- A
8- B
9-C
10- D




excelente trabalho bem elaborado
ResponderExcluir