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sábado, 9 de agosto de 2014

Arte


Arte na inclusão social


Alunos: Diego Acioly Moraes
              Larissa Lira

VIDEO-AULA sobre Arte na inclusão social






Para modificar a realidade na qual vivemos é preciso tomar consciência de três coisas: da realidade em si, que ela pode ser mudada e na nossa capacidade de transformá-la.
A formação do indivíduo é baseada na sua educação, nos conceitos que recebe em casa, na escola, nas influências do mundo em que vivem na cultura ao seu redor, linguagens, crenças, valores, necessidades, individualidade...
A arte pode ser essa ferramenta de transformação. A experiência artística, seja produzindo ou compreendendo outros artistas, tem um papel muito importante na formação da pessoa, ela promove a valorização da consciência.
Na proposta de inclusão social por meio da arte, quando as pessoas são convidadas a participar de um processo criativo, não existe a preocupação em formar artistas. Seu engajamento acontece de forma gradativa, mais visceral e instintiva, pois o objetivo é desenvolver a percepção, a observação, o raciocínio e a imaginação, dentro do potencial de cada um.
O efeito desse tipo de experiência é o aumento da autoestima, o trabalho em grupo, a sensação de aceitação e pertencimento, ou seja, as pessoas passam a se sentir socialmente inclusas. Pela compreensão da arte, os indivíduos se tornam capazes de desenvolver melhor sua sensibilidade e criatividade e esse aprendizado tem um impacto positivo em toda a sua vida.
Não são funções, nem objetivo da arte, mudar o mundo.
A interação artista/expectador, o diálogo instaurado entre artista e público, que ocorre frequentemente na arte contemporânea, pode provocar nas pessoas uma nova forma de enxergar a realidade, representando quase que uma ampliação da consciência e do olhar, da forma de estar, participar e contribuir no mundo, além dos muros e fronteiras de sua individualidade.
Ao final dessa convivência/troca promovida pela experiência artística acontecem mudanças de percepção nas pessoas, artista, comunidade, público, observador. Há uma mudança na forma de pensar e de agir, consequentemente, na forma de lidar com a realidade, gerando a transformação.

EXERCÍCIOS



Lista de exercícios - Sociologia
01. No Brasil a preocupação com a cidadania se revela em alguns dos elementos abaixo, com exceção do (a):

a) igualdade de todos perante a lei;
b) inclusão dos deficientes na sociedade;
c) estatuto do idoso;
d) estatuto da criança e do adolescente;
e) os fichas – sujas poderem se candidatar as eleições.
02. O conjunto de valores sociais e culturais praticados por um grupo social, instituição ou uma sociedade pode ser definido como :
a) ética;
b) política;
c) cidadania;
d) anomia;
e) apatia.
03. O principio de condução de um grupo social, instituição ou sociedade baseado numa determinada filosofia de governo e ou idéia pode ser definido como:
a) corrupção;
b) nepotismo;
c) discriminação racial;
d) política ;
e) anomia .

04. Empregar parentes na administração publica, sem concurso, é uma pratica dos políticos brasileiros, que recebe o nome de:
a) ação afirmativa;
b) terceiro setor;
c) nepotismo;
d) prevaricação;
e) discriminação racial;

05. Numa sociedade democrática temos a esfera publica, onde se localiza o Estado e seus poderes, no Brasil o poder executivo federal é exercido:
a) pela câmara de vereadores;
b) pelo governador do DF;
c) pelo senado federal;
d) pelo STF;
e) pelo presidente da republica.

06. São exemplos de organizações privada sem fins lucrativos que se estabelecem fora do mercado de trabalho e do governo, com exceção da (o):
a) OAB;
b) ABI;
c) CNBB;
d) UNE;
e) GUARDA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO.

07. Os grupos sociais tem por objetivo:
a) substituir o papel da família;
b) complementar o papel da família;
c) ocupar o espaço da policia;
d) ofertar empregos públicos;
e) destruir as regras estabelecidas.

08. Qual dos elementos abaixo não representa a solidariedade orgânica dos grupos sociais?
a) pluralidade de indivíduos;
b) organização;
c) interação social;
d) objetividade e exterioridade;
e) conflito.


GABARITO

01.E
02.A
03.D
04.C
05.E
06.E
07.B
08.E




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