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sábado, 9 de agosto de 2014

Português

                     


Larissa Nascimento  e Ithaynara

VIDEO-AULA sobre  Manifesto



                                            
O Manifesto

   
Gênero textual argumentativo, cuja característica principal é expor 

ideias referentes a um assunto , compartilhadas por um grupo de 
pessoas.

-No que consiste esse gênero textual?

    O objetivo é impactar a opinião publica e, portanto, a linguagem 
persuasiva é fundamental. Tendo como exemplo bastante visível o 
manifesto comunista.

-A estrutura do manifesto contém basicamente:

     *Título: Indica o conteúdo do manifesto:

     * Corpo do texto: Aqui o problema é identificado e analisado,  apresentando-se argumentativo (pretende convencer o leitor de algo), deve-se recorrer a argumentos sólidos e provocativos;
     * Locais, datas e assinaturas: Tanto assinaturas das pessoas que participam na elaboração do texto como das que apoiam o que está sendo afirmado.

-Sua linguagem pode variar dependendo de alguns fatores:

     *A quem o manifesto é dirigido;

     *Onde será divulgado;

     *Em jornal, rádio, TV.

   Costuma-se preferir a linguagem formal, com verbos no presente

do indicativo ou no imperativo.


EXERCÍCIOS


Questão 2
Assinale a alternativa que associa, respectivamente, as características e função social aos gêneros mencionados abaixo:
1. Pequena narrativa em que os animais são as personagens protagonistas. Apresenta uma crítica ao comportamento humano por meio da atitude de animais. Esse gênero serve como distração e moralização, pois apresenta determinados valores considerados socialmente aceitos.
2. Texto com linguagem verbal e não verbal, da ordem do descrever/prescrever, com uso de elementos voltados para determinado público-alvo, cujo objetivo é despertar sentidos ou desejos; apresenta predomínio da sugestão sobre a informação.
3. Texto com as mesmas características básicas da narração, sem, contudo, apresentar conflito. Tem a função social de representar experiências vividas situadas no tempo.
a) Crônica, fábula, anúncio publicitário.
b) Fábula, conto, notícia de jornal.
c) Relato autobiográfico, anúncio publicitário, fábula.
d) Fábula, anúncio publicitário, relato autobiográfico.
e) Relato autobiográfico, fábula, anúncio publicitário.

Questão 3
(ENEM 2012)
E como manejava bem os cordéis de seus títeres, ou ele mesmo, títere voluntário e consciente, como entregava o braço, as pernas, a cabeça, o tronco, como se desfazia de suas articulações e de seus reflexos quando achava nisso conveniência. Também ele soubera apoderar-se dessa arte, mais artifício, toda feita de sutilezas e grosserias, de expectativa e oportunidade, de insolência e submissão, de silêncios e rompantes, de anulação e prepotência. Conhecia a palavra exata para o momento preciso, a frase picante ou obscena no ambiente adequado, o tom humilde diante do superior útil, o grosseiro diante do inferior, o arrogante quando o poderoso em nada o podia prejudicar. Sabia desfazer situações equívocas, e armar intrigas das quais se saía sempre bem, e sabia, por experiência própria, que a fortuna se ganha com uma frase, num dado momento, que este momento único, irrecuperável, irreversível, exige um estado de alerta para a sua apropriação.
RAWET, S. O aprendizado. In: Diálogo. Rio de Janeiro: GRD, 1963 (fragmento).
No conto, o autor retrata criticamente a habilidade do personagem no manejo de discursos diferentes segundo a posição do interlocutor na sociedade. A crítica à conduta do personagem está centrada:
a) na imagem do títere ou fantoche em que o personagem acaba por se transformar, acreditando dominar os jogos de poder na linguagem.
b) na alusão à falta de articulações e reflexos do personagem, dando a entender que ele não possui o manejo dos jogos discursivos em todas as situações.
c) no comentário, feito em tom de censura pelo autor, sobre as frases obscenas que o personagem emite em determinados ambientes sociais.
d) nas expressões que mostram tons opostos nos discursos empregados aleatoriamente pelo personagem em conversas com interlocutores variados.
e) no falso elogio à originalidade atribuída a esse personagem, responsável por seu sucesso no aprendizado das regras de linguagem da sociedade.

Questão 4
Observe as tirinhas Mafalda, de Quino, e Calvin e Haroldo, de Bill Watterson:
A charge pode ser uma relevante ferramenta de difusão cultural e de formação educacional. Mafalda, de Quino
A charge pode ser uma relevante ferramenta de difusão cultural e de formação educacional. 
Mafalda, de Quino
A charge tem como uma de suas características a interação entre a linguagem escrita e a linguagem visual. Calvin e Haroldo, Bill Watterson
A charge tem como uma de suas características a interação entre a linguagem escrita e a linguagem visual. Calvin e Haroldo, Bill Watterson
O gênero textual charge tem como características:
1. Interação entre a linguagem escrita e a linguagem visual.
2. Tem como objetivo tornar seus leitores competentes, críticos e capazes de transformar e modificar a realidade em que se inserem.
3. Não permite que o leitor faça qualquer análise social ou política sobre os fatos apresentados.
4. Predominância da linguagem figurada, ou seja, geralmente utiliza-se de metáforas e termos literários.
5. Linguagem objetiva e clara, utilizando recursos que estimulam o receptor, levando-o a desenvolver a criticidade.
a) Apenas 5 está correta.
b) 1, 2 e 5 estão corretas.
c) apenas 1 e 5 estão corretas.
d) apenas 3 e 4 estão corretas.
e) todas as alternativas estão corretas.
                        


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